Individuação


Já ouviu falar sobre isso?
É muito comum, geralmente todos nós em algum momento passamos por isso.
Individuação significa tornar-se um ser único, tornar-se o seu próprio “si mesmo”, em outras palavras ser quem você é.
Quanto mais consciente você for de você, de quem você é, e quem você quer se tornar, mais verdadeiramente você estará vivendo, e isso engloba tudo, tanto seus desejos, quanto seus medos. Porém tendo consciência deles é o primeiro passo para se tornar dono de si, é um crescimento pessoal, que depende principalmente de você com você mesmo.
É claro que existem muitos momentos e situações em que não temos escolha, temos que fazer algo que não queremos, mas o importante é não se deixar perder, não perder quem você é, não se perder diante do cotidiano, não se perder diante dos relacionamentos.
Individuação não tem a ver com individualismo, mas sim você ser você com o outro.
Carl Gustav Jung define individuação como um processo de autoconhecimento, diz que todos nós temos de forma natural um autodesenvolvimento, na mesma linha de pensamento e com teorias parecidas de Winnicott que acredita que todos nós temos um impulso biológico em direção ao desenvolvimento emocional e ao progresso.
Todo processo de transformação e amadurecimento podem vir acompanhados de angústias e ansiedades, e isso é natural, por fazer parte do processo, são elas que muitas vezes dificultam o crescimento. Todo ser humano tem dentro de si possibilidades e recursos para lidar com muitos sentimentos. Cada um de sua maneira e com seu tempo.
É um processo doloroso em muitos
momentos, mas se enfrentado com coragem é libertador.
Tenha em mente quais são suas vontades, quais são suas motivações, seus medos, como você esta se sentindo, e o que você pode fazer para ter coragem de crescer.
Um ponto importante é a consciência de se responsabilizar pelas suas escolhas e seus atos. Aceitar que as vezes você vai errar, não se condenar por isso, mas sim aprender com eles. Individuação e amadurecimento não são sinônimos de perfeição, mas sim ter uma consciência e controle maior sobre sua vida e uma compreensão de suas emoções.