O medo de assumir o medo



Sim, isso mesmo. Consegue identificar isso em você?
Muitas vezes não conseguimos, pois este medo de assumir que existe um medo não é gostoso de sentir e pode gerar uma defesa.

“O mecanismo de defesa pode ser visto como uma preservação à autoestima em face da vergonha e da vulnerabilidade, garantindo a sensação de segurança quando nos sentimos perigosamente ameaçados pelo abandono ou outros perigos externos. (...) Eles podem permitir que um paciente lide com conflitos não resolvidos com objetos internos do passado ou com pessoas significativas do presente. As defesas são quase sempre incrustadas no modo de se relacionar.”(Gabbard, G. O.)

Sendo eles classificados do mais primitivo ao mais maduro. E a defesa aparece em nossa vida, de muitas maneiras, em alguns casos pode surgir em forma de agressividade, desprezo, indiferença, falta de vontade, etc... Pois a dificuldade em olhar nossas fraquezas ainda é muito difícil, talvez sempre seja. Mas quando conseguimos enxergar com mais clareza a existência de algum medo, algumas defesas podem desaparecer. E assim transformar o medo em força. Assumir estes medos pode ajudá-lo à vencê-los. Não que seja fácil, mas a única forma de vencer um medo é olhar para ele, conhecer ele, conversar com ele, criar possibilidades de transformação e às vezes assumir que em algum aspecto da sua vida você ainda esteja fragilizado, mas isso não quer dizer que será sempre assim.
Como eu disse, quem sabe você não consegue transformar seu medo em força de vida?
Um passo de cada vez e as vezes sem você se dar conta muita coisa começa a mudar dentro e fora de você.
Cada um sabe o que carrega por dentro, cada um sabe o que já viveu e o que sente.
Só você sabe como alimentar sua coragem, boa sorte!


Fonte: Psicoterapia Psicodinâmica de Longo Prazo, Glen O. Gabbard, Artmed, 2005

Comentários