Tempo Perdido


  Alguém já teve esta sensação? De ter perdido tempo? Vejo uma demanda muito grande desta sensação na clínica, e é um assunto que pode nos fazer pensar, além da sensação de tempo perdido, muitas pessoas se sentem tristes por estarem percebendo só agora coisas que gostariam de ter percebido antes, de não ter dado importância à algo e só agora estar se dando conta de algumas coisas em sua vida.
   Seja um relacionamento que não deu certo, uma escolha errada, um conflito familiar, auto-regras que devem ser quebradas, enfim... angústias inconscientes que se tornam conscientes e geram uma transformação. E isso é muito importante.
   Será que realmente perdemos tempo? Ou será que este tempo foi necessário para você amadurecer em algumas coisas, passar por certas experiências e se fortalecer, para assim ter consciência de que algo pode mudar e deve mudar.
   Quanto mais consciente nós ficamos de nossas emoções e razões, mais decidimos melhor. E decidir melhor não quer dizer que vamos acertar. Mas saber que certas decisões podem também ter certos riscos, mas você tem consciência deles e assume os riscos. Não é fácil chegar neste ponto. Enfrentamos em nós mesmo muitas defesas, resistências e medos. E o vazio pode aparecer quando ultrapassamos nossas defesas, perceber que algumas coisas não fazem sentido em nossas vidas. E olhar para isso faz aflorar a sensação de estar perdendo tempo. 
   Em vez de se desesperar, podemos olhar com cuidado para esta angústia e buscar nela a oportunidade de transformação. Olhar com cuidado quais são hoje suas  prioridades. Digo hoje, porque algumas das nossas necessidades vão mudando com o tempo, a sua prioridade de hoje pode ser diferente da de alguns anos atrás. Até porque hoje você tem mais bagagem de experiências do que antes.

“Freud e Lacan frisam que toda análise é uma experiência de ressignificação, ou seja, de dar novos significados a significantes, a acontecimentos, a coisas que aconteceram na vida do sujeito ou de se verificar a não significação de determinadas coisas.” (Juliana A. Soares).

   Quando começamos a pensar sobre a nossa vida, e principalmente sobre o que não saiu bem, quando temos a coragem de olhar para isso, podemos nos deparar com sensações desagradáveis, e tem momentos na vida que vamos ter que aprender a suportá-las para assim pensar em possibilidades e transformação.
   Mas fique tranquilo, tudo tem seu ritmo.
   Talvez hoje você consiga pensar em coisas que antes não conseguia, e se hoje consegue, saiba que agora você tem mais recursos para lidar com sua dor e com o que não esta legal; E transformar ela em uma lição de vida e superação.

Comentários