Somatização X Doença Psicossomática


Você sabia que existe uma diferença entre somatização e doença psicossomática?
Elas são bem próximas e muitas vezes confundidas. Para melhor entender, a somatização são sintomas que podem acontecer dentro do estresse, da ansiedade, da tristeza ou dentro de outras questões emocionais, e desencadeiam muitos sintomas físicos na pessoa, somatizações (como: dores nas costas, dores no peito, falta de ar, dores de barriga, desmaios, falta de concentração, agitação ou falta de energia etc)  e estes sintomas são REAIS, porém, com o exame laboratorial do órgão afetado, ele estará normal.
 Na doença psicossomática o que acontece é algo parecido, pois o que desencadeia geralmente são causas emocionais, mas com o exame o órgão afetado estará doente ou inflamado.
Podemos dizer então que muitas coisas nós podemos somatizar, principalmente dentro das ansiedades (transtorno do pânico, ansiedade generalizada, agorafobia) ou em um evento de ansiedade momentânea. Quando o conflito emocional se torna uma doença psicossomática, ela de certa maneira acaba agredindo o corpo, gerando gastrites, úlceras, asma, psoríase, enxaqueca, etc...
Os sintomas físicos de causa emocional são uma maneira que o corpo achou para se expressar, para dizer que algo não esta bem, que existe algum estresse, algum desconforto, algum conflito, algo que não esta lhe fazendo bem.
Na visão psicanalítica, os sintomas são expressões consciente de algum conflito inconsciente, é uma energia que não consegue ser elaborada nem entendida, tanto no patamar inconsciente, tanto consciente.

Fique atento com as relações entre um sintoma e o momento de vida que você esta passando, no primeiro momento pode não fazer sentido, mas no fundo eles tem muito em comum.