O que a Psicanálise diz da Somatização?


Somatização é quando o indivíduo apresenta sintomas físicos devido a uma causa emocional, para simplificar é uma das formas de expressão do corpo ou um mecanismo de defesa.
Hoje discutiremos um pouco mais sobre a expressão do corpo, pois acredito que até nossas defesas podem nos dizer muito.
Todo mundo pode em algum momento somatizar, porém, alguns mais outros menos, nosso corpo é nosso último recurso, somatizamos quando não conseguimos lidar com nossos conflitos internos, alias muitas vezes não conseguimos nem identifica-los. Nestes casos o que acontece é que estes conflitos não elaborados e não percebidos pelo indivíduo ficam dentro dele e em algum momento eles podem ser descarregados no organismo, surgindo os sintomas físicos.
É de grande importância a relação da somatização com a falta de capacidade de simbolização, visto que expressar simbolicamente pode ser uma válvula de escape para a elaboração do conflito e a sua representação, causando um alívio.
A somatização pode caracterizar um vazio de sentido, uma desorganização psíquica e uma escassez em identificar e expressar suas emoções. O sentido se da em desvendar os mistérios e conflitos que possuímos consciente ou inconscientemente, nos ouvir e nos perceber cada vez mais. O sentido esta no sentir.

(Carolina M. Benjamim)