Como anda sua Auto-estima?


Segundo os psicólogos, a auto-estima elevada funciona como uma barreira emocional que determina a forma como lidamos com as dificuldades. E ajuda até a prevenir doenças. “Asma e gastrite são males recorrentes em pessoas com baixo nível de amor-próprio”, diz Edina. Isso sem falar na depressão. Afinal, a sensação de incapacidade é um dos aspectos que podem tornar alguém depressivo.

A boa notícia é que somos capazes de desenvolver a auto-estima em qualquer idade, mantendo-a elevada para sempre. "Trata-se de um treinamento diário, que depende unicamente de nosso esforço pessoal." Saiba como fortalecer sua auto-estima e mantê-la sempre lá em cima.


1. Agradeça pelo que tem ou o que quer.

Faça uma lista das coisas boas da sua vida – uma casa confortável, filhos saudáveis, um cônjuge companheiro, um emprego bacana. Tudo isso vai ajudar você a refletir sobre o que conquistou e o que planeja para o futuro.

2. Fale sobre suas realizações

Um estudo da Associação Americana de Psicologia concluiu que comentar o próprio sucesso com pessoas queridas ajuda a reforçar a autoconfiança e a elevar o otimismo.

3. Ria de si mesmo

Não leve tudo a ferro e fogo e não se leve tão a sério! Às vezes, dar risada das situações difíceis é a melhor forma de solucioná-las. Lembre-se: bom humor é um sinal claro de auto-estima.

4. Enxergue a realidade sem exageros

Não faça drama: encare seus problemas sem aumentá-los. Mas não os diminua, fazendo de conta que não existem. O meio-termo é o melhor caminho. Uma tarefa que não saiu perfeita desta vez pode ser melhorada no futuro.

5. Valorize seu corpo

Ame cada centímetro do seu corpo - ainda que haja mais centímetros do que você gostaria. E se você não estiver satisfeito com o espelho? Há muitas soluções possíveis: malhar, fechar a boca, fazer um tratamento... Só não vale ficar apenas reclamando, sem tomar nenhuma atitude concreta!

6. Baste-se

Aprenda a ser feliz sem depender dos outros. Quem gosta de si não dá muita bola para os momentos de solidão. Escolha um programa que lhe agrade (cinema, praia, caminhada) e vá sozinho.

7. Conheça seus pontos positivos

Faça uma lista com suas principais qualidades. Quando alguém criticar você, recorra a essa lista para lembrá-lo de suas virtudes.

8. Preserve as amizades

Preserve as boas e antigas amigas - aquelas que lhe puxam a orelha quando necessário mas sem lhe colocar para baixo. Um bom bate-papo pode ser terapêutico.

9. Invista em relacionamentos produtivos

Jamais namore um homem pelo qual não é apaixonada por acreditar que você não é capaz de conseguir algo melhor. E não se anule, fazendo apenas as vontades do parceiro e sufocando as suas.

10. Fuja das fofocas

Se você tem o péssimo costume de fofocar, vai achar que todas as suas amigas fazem o mesmo, falando mal de você pelas costas. Esse hábito enfraquece sua confiança nas pessoas. Deixe a vida dos outros de lado e valorize mais a sua.

11. Defenda suas opiniões

Deixe a timidez de lado. Todos gostam de vermelho, e você do amarelo? Mantenha seu ponto de vista.


Fonte: Abril.com

Comentários