Pesquisa sobre Aromaterapia



Um estudo japonês comprovou recentemente que aromas de limão, mangas e lavanda pode ajudar a reduzir o estresse, a pesquisa foi publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry. De acordo com os especialistas, do Centro de Pesquisas Técnicas da Companhia T. Hasegawa, certas fragrâncias alteram a atividade genética e a química do sangue de forma que pode propiciar a redução do estresse.

Testes feitos com ratos de laboratório pelos cientistas expuseram os roedores a condições estressantes, enquanto alguns deles inalavam uma essência chamada linalool. E notaram que essa essência reduziu os níveis de neutrófilos e linfócitos – partes do sistema imunológico que haviam sido disparadas pelo estresse – quase aos normais. Além disso, o linalool diminuiu a atividade de mais de 100 genes que são “superativados” em situações estressantes.

As essências têm sido utilizadas há milhares de anos para reduzir o estresse, combater inflamações e depressão e para melhorar o sono, destacam os especialistas. Além disso, a Aromaterapia se tornou uma forma popular de medicina alternativa atualmente. No entanto, é importante que sejam feitos mais estudos para o surgimento de novas evidências científicas sobre a eficácia e a segurança desses tratamentos.



Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação (www.psicologiavirtual.com.br)

Comentários