O que é Bullying?


Bullying


O que é?
Bullying é um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.
Bullying é tudo aquilo que faz o outro sofrer, seja uma agressão moral ou física, atitudes discriminatórias e até a exclusão de um membro da turma.

Quando uma criança ou um grupo passa a ser vítima de um outro indivíduo ou grupo que o inferioriza porque tem um status superior ou pensa que é superior.
O processo de humilhação e exclusão que caracterizam o bullying é percebido pelas vítimas, que podem desenvolver uma série de problemas psicológicos.
O bullying produz prejuízos ao desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança. O grau do prejuízo vai depender do nível de resistência dela, do tempo de exposição à agressão, além de fatores de proteção da própria criança.

O ambiente escolar tem que ser afetivamente positivo, acolhedor para a criança.
Junto com a escola, os pais também precisam estar atentos aos filhos, interagir com eles, perceber mudanças de comportamento dos filhos, como não querer ir à escola, atrasar as tarefas escolares ou apresentar retraimento social e até mesmo dores de cabeça e diarréias sem causa clínica.

O bullying pode acontecer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.
De certa forma, o bullying é uma prática de exclusão social cujos principais alvos costumam ser pessoas mais retraídas, inseguras. Essas características acabam fazendo com que elas não peçam ajuda e, em geral, elas se sentem desamparadas e encontram dificuldades de aceitação. Podendo assim causar depressão, baixo auto-estima, ansiedade, abandono dos estudos.

Comentários