Distúrbios Fóbicos



Fobias


A fobia é um medo persistente e excessivo de um objeto ou situação que não representam um perigo de fato. Tais medos resultam em uma intensa evitação das situações fóbicas, embora a pessoa reconheça que isso não é racional.
Diferentes dos outros medos, as fobias são incapacitadoras e não adaptativas, pois interferem nas atividades regulares.

Tipos de fobia:
Há 3 tipos principais de distúrbio fóbico: fobia simples, fobia social e agorafobia.
Uma fobia simples é a evitação de um único objeto ou situação temida. Os portadores da fobia simples geralmete estão livres de seus sintomas se não vivenciarem ou não anteciparem a situação fóbica.
A fobia social é mais complexa, pois gira em torno de eventos inobserváveis, como uma avaliação negativa, críticas ou rejeição pelas outras pessoas. Os pensamentos pertubadores, em geral associados ao medo de se expor ao olhar perstrucador ou à avaliação negativa do outro, são particulamente existentes na fobia social.
Na agorafobia, a ansiedade é determinada pelo afastamento de situações ou lugares onde a fuga ou a saída pode ser mais difícil, como em um elevador, multidões, etc.

Sintomas:
Os sintomas provocados pelo contato com algo temido podem ser fisiológicos, comportamentais e subjetivos.




Referência: Terapia Cognitivo-Comportamental para problemas psiquiátricos/ Hawton K. [et al] - São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Comentários